PARCEIROS

PARCEIROS

quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

Teixeira-PB: Com cantoria em Praça Pública, Poeta repentista Ivanildo Vilanova aos 80 anos de idade, faz sua despedida dos palcoss das noites de repente.




Por Thadeu Filmagens
Com a presença de um público bem elevado, a cidade de Teixeira, no Sertão da Paraíba, compareceu para prestigiar e homenagear o renomado poeta repentista Ivanildo Vilanova em sua última cantoria.

Ivanildo Vila Nova, é conhecido nacionalmente e em outros Países como um dos ícones da Cantoria de viola e do repente

 A noite deste domingo (21/12/2025), vai ficar guardada na mente dos teixeirenses e dos amantes da arte da Cultura da viola, como uma noite memorável e de agradecimento ao Mestre Ivanildo Vilanova por ter escolhido a cidade como um dos palcos para sua despedida.

Perguntado o porquê? Da escolha, ele foi enfático e respondeu: Ouça o áudio.

Conhecida como a Terra-Mãe da Cantoria que, de acordo com a história, segundo o poeta Ivanildo, não poderia ser diferente pois, não haveria lugar melhor para uma despedida de um repentista que chega aos seus 80 anos de idade com uma vida de Palcos em grandes festivais, cadeiras em cantorias de Pé de parede, entre outros e pelo significado que tem a cidade de Teixeira na sua trajetória de vida com a viola. “Estamos na cidade onde aconteceu a primeira Cantoria de Viola no País, e estar aqui só nos traz orgulho, alegria e felicidade”

Escolheu a cidade por ela ter Com 80 anos, Ivanildo se despede dos palcos em um local carregado de significado. Foi em Teixeira que parte importante da tradição da cantoria ganhou força, e encerrar sua caminhada artística na cidade simboliza respeito às raízes e à história do repente. A apresentação está marcada para as 19h, na Praça Pedro Baptista, em frente à antiga cadeia pública, e deve reunir cantadores, admiradores e representantes da cultura popular de toda a região.


O evento teve seu início às 19hs e foi apresentada pelo poeta declamador prata da casa Vinicius Martins que fez a abertura declamando uma estrofe belíssima de Ivanildo Vilanova

“A igreja que é casa que ampara
Eu entrei furioso feito um potro
Ao sair da ireja eu era outro
Diferente daquele que entrara
Mas o padre ao me ver talvez notara
que o sofrer era maior transformação
Eu entrara ali feito um leão
mas saíra dali domesticado
Senti menos o peso do pecado
Quando fiz a primeira Comunhão”.

Na continuação da Noite do Evento aconteceram ainda, a comemoração de 35 anos de lançamento do primeiro livro da poetisa teixeirense D. Elizete Cassiano (em memória), que foi apresentado pelos filhos, Gracinha Cassiano e Simão Cassiano.



Quem também esteve presente na Noite memorável foi Luis Homero que lançou o livro de sua autoria, intitulado de “No miolo do Juízo / Encontrei a Poesia”, que inspirou os poetas Ivanildo Vilanova e Ze Carlos do Pajeu a defender o mote, que abaixo mostramos um trechinho para que o leitor sinta como foi a noite.
Veja o Vídeo abaixo.



Paea assistir o vídeo da noite na íntegra acesse: https://youtu.be/mcD4y8esHYI


Foi apresentado em Telão para os presentes o Documentário – Ivanildo Vilanova, Versos de Insurreição do produtor cinematográfico e documentarista Sérgio Silveira, que estava presente no evento.


Quem esteve presente também no evento e usou os microfones para homenagear e mostrar a importância da cantoria de viola e de Ivanildo Vilanova, foi o produtor Cultuar do Banco do Nordeste Cultural Maycon.

O Poeta de Itapetim-PE, Zé Adalberto do caroço do Juá usou os microfones onde em sua fala enfatizou a importância e riqueza do que o Poeta Ivanildo Vilanova para a história da Cantoria no Brasil.

Com a presença de Renato Marque representado seu pai, o Prefeito Wenceslau Marques, Secretário de Cultura, Vereadores, além de Poetas, escritores, Glosadores, amantes da Arte da Cultura de Teixeira e cidades dos Estados da paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, entre outros, a Noite de Despedida dos palcos, foi a vez da cantoria estilo Pé de parede com Ivanildo Vilanova e Zé Carlos do Pajeu, que defendera, baiões, motes e desafios sugeridos pelos presentes.

Como diss o Poeta Geraldo Amâncio, “O teixeirense tem obrigação de dar mais de si pela arte do repente e da cantoria, pois, Teixeira é o símbolo maior dessa arte, que ele (Geraldo) disse:

“DESFRUTE DA CORDILHEIRA, O CLIMA QUE CONTAGIA,
SEJA BEM VINDO A TEIXEIRA, TERRA-MÃE DA CANTORIA”.

VEJA MAIS FOTOS DO EVNTO:
Thadeu Filmagens.




































Nenhum comentário:

Teixeira-PB: Com cantoria em Praça Pública, Poeta repentista Ivanildo Vilanova aos 80 anos de idade, faz sua despedida dos palcoss das noites de repente.

Por Thadeu Filmagens Com a presença de um público bem elevado, a cidade de Teixeira, no Sertão da Paraíba, compareceu para prestigiar e home...