Elenco do I FENOGER |
Aconteceu na noite deste sábado (08) em Campina Grande-PB, o I FENOGER - Festival da Nova Geração - De repente, o futuro do repente.
O Evento foi realizado no Teatro Municipal Severino Cabral e teve a participação de repentistas jovens de 6 Estados que foram PE, CE, SE, PB, PI,e RN.
Representaram esses estados os cantadores da Nova Geração André Santos (Tabira-PE), João Lídio (Gravatá-PE), Marlon Torres (CE), Rafel Neto (SE), Ryan Costa (Teixeira-PB), Evaldo Filho (Sumé-PB), Jairo Silva (PI), Jeferson Silva (PI), Felipe Pereira (Natal-RN), Helânio Moreira (Natal-RN ).
O I FENOGER teve a orgaização e apresentação do Poeta Declamador Iponax Vilanova que apresenta todos os anos no mês de Novembro em Campina Grande-PB o Festival do Repente Estado X Estado que já consolidado com o maior público com bilheteria paga eventos de repentistas do Brasil.
Raimundo Caetano e Ivanildo Vilanova |
A Dupla Ivanildo Vilanova e Raimundo Caetano fizeram a abertura do I FENOGER com uma participação especial.
A mesa julgadora da competição foi composta por 4 membros com capacidade que julgaram por duplas e a escolha foi feita através dos critérios Rima, métrica, oração e vocabulário com as notas de 5 a 10
A mesa Julgadora: Zé Dantas (Professor, pesquisador,promovente de Festivais) – Luciano Leonel (Repentista), Heleno Alexandre (Poeta, repentista) e João Pernambucano (Repentista).
Dentre as várias pessoas ligadas a cultura que estiveram presentes no auditório do teatro, nosso blog não poderia deixar de registrar com muito carinho e dever a presença da escritora teixeirense, autora do livro É Teixeira!, Julita Nunes.(Foto abaixo)
A classificação final da competição ficou da seguinte maneira:
1º Lugar – Felipe Pereira e Helânio Moreira (RN)
2º Lugar – Jairo Silva e Jeferson Silva (PI)
3º Lugar – João Lídio e André Santos (PE)
4º Lugar – Ryan Costa e Evaldo Filho (PB)
5º Lugar – Rafael Neto e Marlon Torres (SE e CE)
“Estou muito feliz, satisfeito com o sucesso que foi o I FENOGER, pois superou as minhas expectativas, já que é o primeiro nessa categoria.
O Estado contra Estado que realizo todos os anos já é uma realidade, mas também começou assim e diga-se de passagem com um público que não era nem a metade do que está aqui no teatro hoje. Estou muito feliz e em abril de 2018 se Deus permitir estaremos aqui de novo realizando a segunda edição”. Disse o realizador do evento Iponax Vilanova.
Publico compareceu em massa |
Iponax Vilanova e Ryan Costa |
“Estou sem palavras para descrever tanta alegria e satisfação, primeiro por tão pouco tempo de estar fazendo cantoria, (esse é meu 3º evento oficial) o primeiro foi uma participação na abertura do festival João paraibano em Afogados da Ingazeira, o 2º cantei com Ivanildo Vilanova na cidade de Prata-PB e esse foi o 3º evento onde defendi meu estado, a Paraíba e principalmente o orgulho de levar o nome de minha cidade Teixeira a um evento de cultura. Agradeço primeiramente a Deus por ter me dado o dom de cantar repente, a todos que torceram por mim para que eu junto com o amigo Evaldo Filho (que conheci pessoalmente hoje), o cantador de Sumé na Paraíba e em especial a Iponax Vilanova que dentre tantos cantadores jovens escolheu meu nome e me fazer o convite.
Quero agradecer aos amigos poetas de renome Zé Viola, Geraldo Amâncio, Valdir Teles, Ivanildo Vilanova e a raulino Silva, esse que me agüentou sentar ao seu lado e cantar pela primeira vez quando nem viola eu tinha e cantava em casa com um violão improvisado de viola.
Não poderia jamais deixar de agradecer a Thadeu Filmagens que foi quem disse que eu tinha que levar a sério a cantoria e me levou para conhecer pessoalmente Raulino Silva, Zé Viola e Valdir Teles e ainda incentivar para que Raulino me chamasse pra cantar um baião com ele. A cantoria foi num evento de aniversário nos Grossos-PE.
Meu agradecimento especial é destinado a duas pessoas que jamais esquecerei o apoio. Geraldo Amãncio e o Prefeito Nego de Guri.
Geraldo porque em uma cantoria na Lanchonete Aky Lanches em Teixeira, onde me chamou pra cantar com ele e em certo verso de uma estrofe pediu ao Prefeito Nego para que me presenteasse com uma viola profissional e ao Prefeito por ter esperado a cantoria até o final só com o propósito de autorizar Geraldo a mandar confeccionar a viola para mim.
Obrigado a todos e quero dizer que estou muito feliz”. Desabafou o Poeta de Teixeira Ryan Costa.
VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO
Fotos: Thadeu Filmagens
VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO
Fotos: Thadeu Filmagens
Elenco do Evento |
Poetisa Julita Nunes |
Mesa Julgadora |
Público compareceu |
Felipe Pereira |
Helânio Moreira |
Jairo Silva |
Jeferson Silva |
André Santos |
João Lídio |
Evaldo Filho |
Ryan Costa |
Marlon Torres |
Rafael Neto |
Nenhum comentário:
Postar um comentário