domingo, 9 de abril de 2017

Em Campina Grande-PB: I Festival da Nova Geração do Repente o Futuro do Repente Supera as Expectativas e é Sucesso de Público. Representantes da Paraíba Teixeira e Sumé.




Elenco do I FENOGER
  Por Thadeu Filmagens
Aconteceu na noite deste sábado (08) em Campina Grande-PB, o I FENOGER - Festival da Nova Geração - De repente, o futuro do repente.

O Evento foi realizado no Teatro Municipal Severino Cabral e teve a participação de repentistas jovens de 6 Estados que foram PE, CE, SE, PB, PI,e RN.

Representaram esses estados os cantadores da Nova Geração André Santos (Tabira-PE), João Lídio (Gravatá-PE), Marlon Torres (CE), Rafel Neto (SE), Ryan Costa (Teixeira-PB), Evaldo Filho (Sumé-PB), Jairo Silva (PI), Jeferson Silva (PI), Felipe Pereira (Natal-RN), Helânio Moreira (Natal-RN ).


O I FENOGER teve a orgaização e apresentação do Poeta Declamador Iponax Vilanova que apresenta todos os anos no mês de Novembro em Campina Grande-PB o Festival do Repente Estado X Estado que já consolidado com o maior público com bilheteria paga eventos de repentistas do Brasil.




Raimundo Caetano e Ivanildo Vilanova
A Dupla Ivanildo Vilanova e Raimundo Caetano fizeram a abertura do I FENOGER com uma participação especial.


A mesa julgadora da competição foi composta por 4 membros com capacidade que julgaram por duplas e a escolha foi feita através dos critérios Rima, métrica, oração e vocabulário com as notas de 5 a 10
A mesa Julgadora: Zé Dantas (Professor, pesquisador,promovente de Festivais) – Luciano Leonel (Repentista), Heleno Alexandre (Poeta, repentista) e João Pernambucano (Repentista).

Dentre as várias pessoas ligadas a cultura que estiveram presentes no auditório do teatro, nosso blog não poderia deixar de registrar com muito carinho e dever a presença da escritora teixeirense, autora do livro É Teixeira!, Julita Nunes.(Foto abaixo)

A classificação final da competição ficou da seguinte maneira:
1º Lugar – Felipe Pereira e Helânio Moreira (RN)
2º Lugar – Jairo Silva e Jeferson Silva (PI)
3º Lugar – João Lídio e André Santos (PE)
4º Lugar – Ryan Costa e Evaldo Filho (PB)
5º Lugar – Rafael Neto e Marlon Torres (SE e CE)



“Estou muito feliz, satisfeito com o sucesso que foi o I FENOGER, pois superou as minhas expectativas, já que é o primeiro nessa categoria.
O Estado contra Estado que realizo todos os anos  já é uma realidade, mas também começou assim e diga-se de passagem com um público que não era nem a metade do que está aqui no teatro hoje. Estou muito feliz e em abril de 2018 se Deus permitir estaremos aqui de novo realizando a segunda edição”. Disse o realizador do evento Iponax Vilanova.


Publico compareceu em massa


Iponax Vilanova e Ryan Costa
“Estou sem palavras para descrever tanta alegria e satisfação, primeiro por tão pouco tempo de estar fazendo cantoria, (esse é meu 3º evento oficial) o primeiro foi uma participação na abertura do festival João paraibano em Afogados da Ingazeira, o 2º cantei com Ivanildo Vilanova na cidade de Prata-PB e esse foi o 3º evento onde defendi meu estado, a Paraíba e principalmente o orgulho de levar o nome de minha cidade Teixeira a um evento de cultura. Agradeço primeiramente a Deus por ter me dado o dom de cantar repente, a todos que torceram por mim para que eu junto com o amigo Evaldo Filho (que conheci pessoalmente hoje), o cantador de Sumé na Paraíba e em especial a Iponax Vilanova que dentre tantos cantadores jovens escolheu meu nome e me fazer o convite.

Quero agradecer aos amigos poetas de renome Zé Viola, Geraldo Amâncio, Valdir Teles, Ivanildo Vilanova e a raulino Silva, esse que me agüentou sentar ao seu lado e cantar pela primeira vez quando nem viola eu tinha e cantava em casa com um violão improvisado de viola.

Não poderia jamais deixar de agradecer a Thadeu Filmagens que foi quem disse que eu tinha que levar a sério a cantoria e me levou para conhecer pessoalmente Raulino Silva, Zé Viola e Valdir Teles e ainda incentivar para que Raulino me chamasse pra cantar um baião com ele. A cantoria foi num evento de aniversário nos Grossos-PE.

Meu agradecimento especial é destinado a duas pessoas que jamais esquecerei o apoio. Geraldo Amãncio e o Prefeito Nego de Guri.

Geraldo porque em uma cantoria na Lanchonete Aky Lanches em Teixeira, onde me chamou pra cantar com ele e em certo verso de uma estrofe pediu ao Prefeito Nego para que me presenteasse com uma viola profissional e ao Prefeito por ter esperado a cantoria até o final só com o propósito de autorizar Geraldo a mandar confeccionar a viola para mim.

Obrigado a todos e quero dizer que estou muito feliz”. Desabafou o Poeta de Teixeira Ryan Costa.

VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO
Fotos: Thadeu Filmagens

Elenco do Evento


Poetisa Julita Nunes
   
Mesa Julgadora

Público compareceu


Felipe Pereira

Helânio Moreira

Jairo Silva

Jeferson Silva

André Santos

João Lídio

Evaldo Filho

Ryan Costa

Marlon Torres

Rafael Neto



  





Nenhum comentário:

Grave acidente na Serra do Teixeira envolve Um Caminhão e três Veículos de Passeio. Veja o Vídeo.

                                                   Foto: Thadeu Filmagens Por Thadeu Filmagens Um grave acidente aconteceu na manhã deste sá...