APOIOS - PARCEIROS

APOIOS - PARCEIROS

sábado, 4 de junho de 2016

Teixeira-PB: Posto Pedra do Galo realizou a sua 1ª Noite do Repente, da Viola e da Poesia

Poetas Jonas Bezerra e Valdir Teles
Por Thadeu Filmagens

A 1ª cantoria realizada na noite desta sexta-feira (03/06), foi acima do esperado. Um sucesso, graças ao público presente, a inspiração dos cantadores que levados pela qualidade dos Motes enviados pela platéia que foi defendido um a um com muita maestria e qualidade.
O Evento teve a participação dos poetas Valdir Teles e Jonas Bezerra.

Participaram da noite de cultura também, os poetas repentista Bio Dionísio que fez dupla com o jovem repentista teixeirense que vem despontando com muita qualidade na construção das rimas, Ryan Costa de apenas 15 anos de idade.

A noite teve ainda muitas declamações com a participação de teixeirenses como, Jayres Fernandes, Arí Nóbrega e Vinícius Martins.
Da platéia vieram vários motes para que os repentistas defendessem o que foi feito com muita qualidade.

Motes como o do poeta Jayres que disse, "Meu castelo de sonhos coloridos, foi ao chão com a sua falsidade", teve também o mote de Doró que disse, "Todos têm recordação das coisas boas da vida".

Iran de Brejinho pediu o gênero Sete linhas que teve como tema uma homenagem ao poeta em memória João Paraibano.

Quem fez uma participação na 1ª Noite de Viola e Repente do Posto Pedra do Galo, foi o jovem teixeirense, poeta repentista de 15 anos de idade, Ryan Costa que fez dupla com o poeta já renomado Jonas Bezerra.









A participação do Poeta Bio Dionísio que fez dupla com Valdir Teles foi marcada com uma homenagem em repente ao realizador da cantoria, o empresário Zé Mário que se emocionou tendo parte de sua vida cantada em versos pelos poetas.

A cantoria de versos improvisados ao som da viola é uma arte que floresceu no meio rural do Nordeste, especialmente no sertão, e que vem conquistando também o público da zona urbana cada vez mais a cada edição realizada.

Em Teixeira-PB, terra-mãe da cantoria, pois, aqui se realizou a primeira cantoria, já são muitos os que apreciam a cantoria e o repente, em especial a juventude que vem crescendo continuamente na cidade de Teixeira, considerando que a cultura popular fortalece e resgata a identidade, as idéias e os princípios de um povo.

Uma nova geração desperta para divulgar através da cantoria o reflexo do comportamento humano.

Nesta perspectiva é necessário apresentar essa riqueza de informações que pode transformar e direcionar um cidadão, tomando como ponto de partida a origem do repente e da cantoria.

É preciso entender e fazer-se entender para que os receptores não encontrem tantas dificuldades na mensagem dos poetas que são emitidas em versos.

Veja mais fotos do Evento.
Fotos: Thadeu Filmagens































































Um comentário:

Professora Adriana Realizada disse...

Olá Thadeu gostaria de arquivos de som de Valdir Teles, vc poderia me dizer onde consigo? 83 981324214

Distrito de São Sebastião-Cacimbas-PB: Quilombolas participam do AQUILOMBOLAR em Brasília-DF.

Por Thadeu Filmagens Uma equipe composta por 31 pessoas de Cacimbas, cidade localizada na microrregião da Serra do Teixeira no Sertão da Par...