APOIOS - PARCEIROS

APOIOS - PARCEIROS

sábado, 10 de setembro de 2016

E AGORA GOVERNADOR? E AGORA PSB?


Por caco Pereira

A cidade de Patos viveu nesse 09/09 o dia mais “medonho” de toda sua história. Por muitos anos lembraremos dessa mancha negra na Morada do Sol. Na verdade, o final de 2015 e todo o ano de 2016 representam um período crítico no cenário político da Capital do Sertão.

Prisões, apreensões, afastamento de prefeita, prefeitura parecendo acampamento da Polícia Federal, enfim, a terra do Majó Migué foi transformada num terrível espetáculo de horrores.

Se crimes realmente foram cometidos, não cabe a mim exercer qualquer juízo de valor. Creio que a justiça está e deverá continuar fazendo o seu papel. Cabe a nós informar, opinar, mas jamais sermos os juízes da história. Não trato como culpados aqueles que não foram julgados e condenados, exceto nos casos de flagrante e ou confissão de culpa.

Os fatos já foram muito bem descritos, narrados por diversos colegas em seus sites e outros veículos de comunicação. Quero chamar a atenção para um outro aspecto; na verdade pretendo levantar uma questão que deve ser respondida ao povo patoense. Minha pergunta é ao Governador da Paraíba, senhor Ricardo Vieira Coutinho.

E agora Governador? O que vai ser do PSB em Patos? Depois de todos esses escândalos, depois desse circo armado, da mancha na história da Morada do Sol, como o senhor vai se posicionar politicamente? Em qual palanque vai subir? Aliás, vai subir em palanque?

Meu questionamento é mais que uma indagação jornalística, mais que a busca pela resposta de um político, é o anseio de um eleitor. Na verdade, de muitos eleitores, milhares de patoenses que acreditaram no perfil ético, honesto, trabalhador e justo do cidadão Ricardo Coutinho. Todos querem saber: Ricardo continuará apoiando os Motta depois de tantas e tão graves acusações?

Minhas interrogações não se baseiam em uma certeza de culpa. Já disse e repito: Não sei se são culpados os agora, acusados. Na verdade, o que me faz levantar tais questões é a própria postura do Governador Ricardo Coutinho ao longo de sua trajetória política.  O mandatário maior do estado nunca teve seu nome comprovadamente associado com quaisquer atos ilícitos em toda sua caminhada política. Ao menos não tenho conhecimento.

Coutinho sempre buscou e conseguiu passar a imagem de um homem trabalhador e honesto, que cumpre com honradez seus compromissos. E queiram os inimigos ou não; não se tem do ponto de vista administrativo, máculas no histórico de Ricardo.

Pode se dizer que ele não é bom em manter alianças, que se alia com qualquer um em busca dos seus objetivos, que é arrogante, egocêntrico, carrancudo, mas desonesto é uma pecha que ninguém conseguiu lhe impor. Falo isso com certo prazer, pois votei nele algumas vezes.

Agora o cenário no Sertão apresenta a Ricardo, aliados de primeira linha sendo acusados e aparentemente, bastante envolvidos em um emaranhado criminoso que desviou milhões de reais dos cofres públicos.

Patos espera que o seu líder maior se posicione. Os sertanejos de modo geral, lançam os olhos e ouvidos para a Capital do Estado e desejam saber se o partido do governador manterá a aliança nesse cenário tão tenebroso.

Ricardo não tem o perfil covarde que se esconde e espera as coisas acontecerem. Ao contrário, a Paraíba está acostumada a ver Coutinho como protagonista da história política do Estado. Desde seu “surgimento” como vereador em João Pessoa, até sua espetacular reeleição ao posto de Governador do Estado em 2014, o moço sempre foi um político que teve a coragem como marca. Sabendo que não se omite, Patos quer saber: Qual será o palanque de Ricardo Coutinho? O PSB permanecerá numa chapa cujo “cabeça” teve sua candidatura indeferida?

Hoje o advogado José Lacerda Brasileiro, que é o vice de Nabor asseverou que acredita na elegibilidade do cabeça da chapa e que continuam firmes e fortes na luta. Mas a continuidade está realmente garantida? Ricardo terá maior bônus ou ônus com a manutenção da aliança?

Ricardo está disposto a colocar em cheque sua credibilidade junto ao povo patoense e sertanejo para manter essa aliança? Deixar os Motta trará mais benefícios ou malefícios para Coutinho? Até que ponto a cidade de Patos pode influenciar os projetos políticos de Ricardo Coutinho? A escolha política de Ricardo na Morada do Sol pode mudar  a maneira como o patoense e o sertanejo de modo geral veem Ricardo Coutinho?

Todas essas perguntas apenas Ricardo pode responder.

E agora Governador?

Por Caco Pereira

Nenhum comentário:

Pra quem gosta de relembrar: Resultados das Eleições Municipais em Teixeira-PB anos 1947-2020

  PRAÇA CASSIANO RODRIGUES  TEIXEIRA-PB Fonte: Pesquisa no Site do TRE-PB  O Blog Thadeu Filmagens faz um a viagem no tempo na política e re...