APOIOS - PARCEIROS

APOIOS - PARCEIROS

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Serra Talhada-PE realiza o Evento FESTIVAL VAMOS FAZER POESIA. Único troféu da Paraíba fica para Teixeira

Poetas que presitigiarm o Festival

Por Jornal Desafio

O dia 23 de abril de 2016 ficou marcado na história cultural de Serra Talhada e especificamente na história do nosso Festival Vamos Fazer Poesia. Não apenas pela realização do III Festival, mas, porque quase 50 poetas (dos 71 inscritos) se fizeram presentes e homenagearam João Furiba que aos 95 anos, é a maior lenda viva da poesia nordestina popular. 

Os poetas presentes, vindos dos Estados de Pernambuco, Paraíba,  Ceará e Rio Grande do Norte, viram, o idealizador do Festival,  Iranildo Marques, arrancar lágrimas do poeta, ao mencionar seu ex-companheiro  de poesia, o poeta Pinto do Monteiro. 

Homenageado da noite - Poeta João Furiba
“Meu amigo  João Furiba, você é o grande homenageado da noite e essa homenagem é uma homenagem merecida pra quem fez muito e continua fazendo pela nossa cultura, pela nossa poesia e a nossa homenagem póstuma, nessa noite, não foi escolhida por acaso, não foi coincidência, foi premeditada mesmo e vamos homenagear junto com você, o grande poeta Pinto do Monteiro” disse o poeta Marques, assistindo João Furiba se “Desmanchar em lágrimas”, e nesse momento, todos os poetas se levantaram direcionando seus celulares para fotografarem um momento único, talvez um dos mais emocionantes da vida de João Furiba e de muitos que ali estiveram presentes, vendo um grandioso poeta ser agraciado com um Diploma e emocionando a todos presentes ao evento.

A abertura do Festival se deu com um Show do excelente sanfoneiro Luizinho de Serra, Valdir Teles e Diomedes Mariano, deram um show à parte e as atrações da noite, os grandiosos poetas, deram um brilho especial à noite da poesia.

Sanfoneiro Luizinho de Serra

Poetas Diomedes Mariano e Valdir Teles


No final do evento, o mestre de cerimonial, anunciou os 10 melhores poetas da noite, culminando mais uma vez o título de CAMPEÃO, ao poeta Rui Grúdi, um gênio da nossa poesia que venceu pela terceira o maior FESTIVAL DE POESIAS DO MUNDO.

O Poeta Declamador teixeirense classificado em 7º Lugar foi o único paraibano classificado e levando o nome de Teixeira a esfera nacional da Poesia e da Cultura 

Os 10 poetas declamadores classificados
Poeta Declamador Jayres Fernandes


Na ordem, os 10 poetas que foram agraciados com um troféu nos seus respectivos lugares.

1º  lugar: RUI GRÚDI  – Serra Talhada-PE

2º  Lugar: Plácido Amaral – Caicó -RN

3º  Lugar:  João Luckwuo – Serra Talhada-PE

4º  Lugar:  Lucélia Santos – Patu-RN

5º  Lugar: Francisco Maia – Caicó-RN

6º  Lugar: Andrade Lima – São José do Egito-PE

7º  Lugar: Jayres Fernandes – Teixeira – PB

8º  Lugar: Renato Santos – São José do Egito-PE

9º  Lugar: Francisco Damião – São José do Seridó- RN

10º Lugar – Bandeira Júnior – Caucáia – CE

Nenhum comentário:

Pra quem gosta de relembrar: Resultados das Eleições Municipais em Teixeira-PB anos 1947-2020

  PRAÇA CASSIANO RODRIGUES  TEIXEIRA-PB Fonte: Pesquisa no Site do TRE-PB  O Blog Thadeu Filmagens faz um a viagem no tempo na política e re...