APOIOS - PARCEIROS

APOIOS - PARCEIROS

domingo, 9 de junho de 2019

Taperoá-PB: Queijos produzidos no Cariri paraibano conquistam medalha de bronze em Mundial de Queijos na França



Por Blog do Bruno Lira
A Paraíba ganhou a medalha de bronze no “Mondial du Fromage” (Concurso Mundial de Queijos), realizado em Tours, na França. O queijo Serra do Pico é produzido pelo Laticínio Grupiara da Fazenda Carnaúba, em Taperoá, comandada pelo produtor rural Manelito Vilar (foto abaixo). 
O resultado da competição foi divulgado na segunda-feira (3).




“Temos um orgulho muito grande da nossa Paraíba. Aqui nós produzimos queijos da melhor qualidade e mais essa premiação só atesta isso. Agora, faltam incentivos para os nossos produtores. Aproveito esse momento festivo para cobrar a aprovação e sanção do projeto de Lei 263/2019 que institui o Sistema de Produção e Comercialização de Queijos e


Manteigas Artesanais da Paraíba, que regulamenta a atividade dos produtores e garante a comercialização dos produtos”, disse o deputado Tovar Correia Lima (PSDB).

Segundo o parlamentar, o semiárido paraibano tem capacidade de produzir riquezas e gerar postos de trabalho. “A Paraíba já é referencia na produção de queijo artesanal e isso é resultado de investimento em tecnologia, melhoramento genético do rebanho e aprimoramento da produção. Muitos outros prêmios virão para nos encher de orgulho, mas os nossos produtores precisam ser tratados com respeito e merecem incentivos”, afirmou.
O Laticínio Grupiara é da família do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna. O estabelecimento chegou a ter dificuldades para renovar o registro de seus produtos na Secretaria de Agricultura da Paraíba, impedindo assim a comercialização. O queijo Serra do Pico é de leite de vaca maturado e, por isso, tem menor teor de lactose. Ele é produzido com leite de Guzerá e Sindi.
O Brasil conquistou 56 medalhas no Mondial du Fromage, representado por produtores de Minas Gerais, São Paulo, Paraíba e Pará. Realizado de dois em dois anos, na cidade de Tours, a iniciativa é conhecida como o encontro mundial para todos os atuantes do setor de leite e queijo. Além de receber expositores de todo o mundo, a cerimônia conta com uma competição para escolher os melhores queijos.
DPB com Assessoria

Nenhum comentário:

Pra quem gosta de relembrar: Resultados das Eleições Municipais em Teixeira-PB anos 1947-2020

  PRAÇA CASSIANO RODRIGUES  TEIXEIRA-PB Fonte: Pesquisa no Site do TRE-PB  O Blog Thadeu Filmagens faz um a viagem no tempo na política e re...