APOIOS - PARCEIROS

APOIOS - PARCEIROS

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Teixeira-PB: Estudante Mineira relata sobre vinda ao sertão da Paraíba

Isabella Silva Matosinhos - Estudante


Uma estudante mineira veio a Paraíba conhecer o litoral e não conseguiu segurar a curiosidade de como vive o sertanejo.

Leia o que escreveu a estudante após suas pesquisas e conhecimentos.


Isabella Silva Matosinhos, estudante do curso de direito da Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais.
Andando pelas terras do litoral, achei importante conhecer, também, o sertão nordestino de nosso país, lugar que inspirou tanta literatura e filmes e que, afinal, também me inspirou. Com isso, tive a oportunidade de chegar até Teixeira, interior da Paraíba, cidade na qual posso afirmar que tive uma das experiências mais engrandecedoras da minha vida, ao conhecer de perto o trabalho do Centro de Educação Popular a Formação Social - CEPFS e o impacto disso nas comunidades e sítios da região.
Pude passar 3 dias (18, 19 e 20 de janeiro de 2018) dentro do CEPFS e conhecer uma realidade completamente diferente da minha – Sudeste do país, Minas Gerais. Entendi, vendo com meus próprios olhos, as dificuldades trazidas pela falta de água, pela seca que deixa cinza a vegetação e que, apesar de secar os açudes, não seca a alegria do povo que ali habita, que continua a ver perspectivas de futuro e a se desenrolar e (sobre)viver feliz numa terra em que a criatividade é necessária. Pude conversar com moradores de diversas idades da zona rural de Teixeira, pude ver suas casas, suas hortas, suas cisternas e a felicidade que é poder ter um depósito de água perto de casa. Pude ver essas pessoas administrando a água de suas cisternas – Uma quantidade pro plantio, uma quantidade pras tarefas da casa, uma quantidade para beber. Vi que o Sertão pode ser (e é) forte! Vi que as pessoas ali são pessoas que resistem, felizmente: que resistem às intempéries e que criam iniciativas empreendedoras capazes de transformar um lugar visto por muitos como sem perspectivas, em um lugar de prosperidade, de união, de força coletiva. Fiquei e continuo encantada com os sistemas do Fundo Rotativo, do Banco de Sementes, da Unidade de Beneficiamento de Polpa de Frutas, com o grupo Juventude Ativa, com a construção da linda capela da comunidade de Flores feita com mão de obra dos próprios moradores dali. Espero que essa noção do Social continue firme!
Foi bom demais ver que em meio a um cenário politico nacional tão conturbado, o CEPFS continua enraizado em Teixeira, levando em frente com tanto mérito o desafiador trabalho das ONGs nesse país. Em um contexto de pouco (ou nenhum) diálogo entre população e poderes legislativo e judiciário, ver a união de organizações e sociedade civil em prol de um ideal, o de zelar pela melhoria de qualidade de vida das pessoas e o de empoderamento e de incentivo á cidadania, ver tudo isso acontecendo, de fato, significa enxergar uma luz de esperança para o futuro.
Não poderia deixar de falar, também, sobre a cordialidade dos moradores de Teixeira! Fui tão, mas tão bem recebida, que no coração o sentimento de gratidão aumenta, assim como a vontade de um dia voltar!

Em tempo o blogueiro opina:
Lendo esse texo magnífico, chegamos a conclusão que, só nós não damos o valor que nosso chão (sertão) merece.
Thadeu Filmagens

Nenhum comentário:

Pra quem gosta de relembrar: Resultados das Eleições Municipais em Teixeira-PB anos 1947-2020

  PRAÇA CASSIANO RODRIGUES  TEIXEIRA-PB Fonte: Pesquisa no Site do TRE-PB  O Blog Thadeu Filmagens faz um a viagem no tempo na política e re...