APOIOS - PARCEIROS

APOIOS - PARCEIROS

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Jornalismo Poético: Cantoria reúne amantes da poesia em Campina Grande

Por: Rafael Melo


Irmãos Ronaldo e Beto Cirpiano animaram a maior parte da noite (Foto: Rafael Melo)


Na noite desta sexta-feira (13), a lua estava ensolarada igualmente a um pneu, anunciando o que a Agência de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) iria divulgar no outro dia: as chuvas estão por vir. Este foi o cenário perfeito para que no bairro Presidente Médici de Campina Grande, poetas e cantadores promovessem uma noite de folia e carnaval em ritmo de cantoria, repente e poesia.

A festa aconteceu na casa do poeta Arnaldo Cipriano, que funciona como bar, museu e comércio de móveis usados. Arnaldo, junto com os filhos Ronaldo e Beto Cipriano, recebeu convidados regados a cachaças brejeira, pura e misturada com mel. As cervejas eram pagas. Os visitantes puderam apreciar poesia de qualidade e um ótimo sarapatel servido pela vizinha de Arnaldo e amante da poesia, Dona Maria do Socorro, que veio nos socorrer da fome, já que Arnaldo ofereceu somente limão aos participantes.

O poeta Messias Empalhador lançou o mote:
"Foi ela quem me traiu na noite do casamento".
No que respondi:

Eu já tinha feito a casa
Montei tudo com meu zelo
Botei no quarto um espelho
Pra admirá-la da sala
No curral, dois bode, um vaca
Que era pro nosso sustento
No bingo do sofrimento
O que'u comprei, ela sortiu
"Foi ela quem me traiu 
Na noite do casamento"

A equipe da TV Itararé que estava fazendo a reportagem no local
lançou um desafio para falar sobre o carnaval.

Ronaldo disse o seguinte:


Eu não fui pra Salvador
Que fica em outro estado
Nem fui para Boqueirão
Travessar o rio de nado
Que do jeito que sou mole
Posso morrer afogado

Arnaldo respondeu:

A capital do estado
Nesta noite está cheia
Na folia de algum bloco
Arnaldo nem se aperreia
Que eu não vou me incomodar
Com nada da vida alheia

Eu decide tirar fotografias e Ronaldo disse:

Está aqui Rafael
Este grande jornalista
Que para homenagear
E abraçar este artista
Deixou de escrever jornal
Pra virar fotografista

Arnaldo disse:

Rafael se levantou
E veio fotografar 
Mas eu já estou com medo
Dele com essa celular
Bote de volta no bolso
Pro dono num vir buscar

E a última e melhor de todas foi quando o vizinho Luiz,
vestido com uma camisa camuflada, deixou uma nota de
R$ 10 na bandeja e foi embora.

Ronaldo improvisou:


Luiz veio de lá pra cá
Pra melhorar o astral
Botou na bandeja aqui
Uma nota de dez real
E eu já tava pensando
Que ele fosse um general

O local realiza cantoria todas as sextas-feira à noite regada a cachaça e boa conversa. O consagrado poeta Zé Laurentino participa dos eventos e declama seus versos. Agradeço à TV Itararé pela atenção à nossa cultura, tendo feito a cobertura ao evento, e aos meninos pelo convite.

Nenhum comentário:

Pra quem gosta de relembrar: Resultados das Eleições Municipais em Teixeira-PB anos 1947-2020

  PRAÇA CASSIANO RODRIGUES  TEIXEIRA-PB Fonte: Pesquisa no Site do TRE-PB  O Blog Thadeu Filmagens faz um a viagem no tempo na política e re...